Planejando uma viagem para Bonito, MS? Conheça o nosso roteiro de 6 dias com os melhores passeios em Bonito e saiba como aproveitar da melhor forma esse lugar incrível.
Viagem para Bonito, MS: dicas para o seu roteiro.
Primeiramente, você precisa saber que existem 5 tipos de passeios em Bonito: flutuações, grutas, cachoeiras, balneários e aventura (rapel, mergulhos, boia cross e arvorismo). Existem ainda passeios para observação de animais, tanto em Bonito, como na região Sul do Pantanal.
Portanto, nossa dica é que você monte o seu roteiro de viagem para Bonito escolhendo um passeio de cada tipo (1 flutuação, 1 gruta, 1 cachoeira, 1 balneário e 1 aventura). Se você tiver tempo de encaixar alguma outra atração, faça uma segunda flutuação. Afinal, a cidade de Bonito é mundialmente conhecida pelos seus rios de água cristalina.
Existem muita opções de passeios, no entanto, algumas atrações podem ser bem parecidas. Nossa sugestão é tentar fazer o maior número possível de flutuações. O ponto alto do lugar.
Se você for ficar mais tempo, vale a pena conhecer a região do sul do Pantanal. Afinal, é bem pertinho de Bonito e lá você pode fazer safaris, focagens noturnas e observação de vários animais!
Viagem para Bonito, MS: quantos dias ficar?
Quantos dias ficar em Bonito? Essa pergunta causa muitas dúvidas, né? Mas calma que vamos te ajudar!
Em geral, dá pra fazer dois passeios por dia: um na parte da manhã e outro na parte da tarde. No entanto, há passeios maiores ou mais distantes em que você vai precisar de um dia inteiro.
O tempo que você vai curtir cada passeio em Bonito varia de acordo com seu gosto. Por exemplo, você pode ficar metade do dia em algum balneário ou cachoeira, ou simplesmente relaxar o dia todo!
Sendo assim, recomendamos de 4 a 6 dias inteiros para uma experiência bem completa. Não tem 4 dias? Sem problema, com 3 dias você já consegue aproveitar.
É impossível conhecer todas as atrações em apenas uma viagem, pois são muitas opções de passeio. Nós ficamos 6 dias completos e neste post vamos ajudar você que está planejando viajar para Bonito MS.
Viagem para Bonito, MS: como reservar os passeios?
O turismo em Bonito é muito bem estruturado e existe uma grande preocupação com a preservação do meio ambiente. Sendo assim, há um limite diário de visitantes em cada atração. Isso é muito respeitado, independente de ser alta ou baixa temporada.
Com toda essa organização, não é possível comprar as entradas dos passeios diretamente com os atrativos. Todo esse controle é feito exclusivamente pelas agências e os valores são tabelados. Dessa forma, não é possível fazer qualquer passeio sem intermédio de uma agência de turismo.
Quem cuidou de todo nosso roteiro de viagem foi o pessoal da Bonito Way, agência especializada em turismo em Bonito e no sul do Pantanal.
Aliás, eles cuidaram de tudo mesmo! Desde a nossa recepção, horários dos passeios, roteiro completo com mapas, até a nossa hospedagem no incrível Marruá Hotel. Não precisamos nos preocupar com nada!
A procura pelos passeios é grande, por isso, as reservas devem ser feitas com antecedência.
Além disso, qualquer dúvida que a gente tinha era rapidamente respondida pela equipe, que além de organizar tudo, sempre estava de pronto atendimento pelo WhatsApp ou telefone.
Vai viajar para Bonito? Fale diretamente com o pessoal da agência Bonito Way. É só preencher o formulário que colocamos no post, fazer seu orçamento gratuito e tirar todas as suas dúvidas.
Nosso roteiro de viagem em Bonito, MS
Roteiro: 1º dia
Manhã: Flutuação na Barra do rio Sucuri
Assim que iniciamos o passeio na Barra do rio Sucuri, às 8:00 horas da manhã, já percebemos que seria incrível! O rio tem a água mais transparente do Brasil e a terceira mais cristalina do mundo.
Em resumo, o passeio consiste em subir pelo leito do rio de barco por 1.300 metros e depois voltar pelo mesmo caminho flutuando na água.
Logo na subida do rio, ainda dentro do barco, já foi possível ver muitos animais. Com a ajuda do nosso guia Gilmar, vimos várias espécies de pássaros, macacos, lontra, jacaré e até uma sucuri. Depois descobrimos que tivemos muita sorte, pois não é comum ver tantos bichos em um único passeio.
Caso queira ter mais chances de ver animais, uma dica é ir no primeiro horário de passeio, bem cedinho.
O barco chega em um deque e em seguida voltamos fazendo a flutuação, sendo levados calmamente pelo fluxo do rio. Vimos alguns peixes e plantas subáquaticas, no entanto, o que mais chama atenção é a transparência da água, simplesmente incrível!
Vai viajar para Bonito? Aproveite para reservar seu hotel pelo nosso link. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o nosso blog.
Duração do passeio: 2 – 3 horas.
Tarde: Balneário do Sol
Depois que almoçamos fomos conhecer o Balneário do Sol. O lugar é um complexo de lazer localizado às margens do Rio Formoso.
Ficamos a tarde toda aproveitando o rio e a cachoeira. Além disso, o local tem boa estrutura, com atrações legais para curtir o seu dia. Uma delas é uma tirolesa que cai no rio Formoso, muito divertido!
O balneário conta ainda com quadras de vôlei, futebol de areia, salão de jogos, redário, área com churrasqueira, restaurante e playground.
Duração do passeio: Meio dia ou dia inteiro.
Roteiro: 2º dia
Manhã: Arvorismo Cabanas
Na manhã do segundo dia de nosso roteiro de viagem em Bonito MS, fizemos duas atividades de aventura: Arvorismo e Boia Cross no Hotel Cabanas.
A princípio, eu até estava empolgado para tentar fazer o arvorismo, porém, na hora H, meu medo de altura não deixou. 🙁
O Arvorismo consiste numa trilha suspensa no alto das árvores. O circuito chega a 15 metros de altura, passa por 18 obstáculos e duas tirolesas. Aliás, a última tirolesa termina com um banho no rio Formoso.
O passeio é radical, mas muito seguro. Inclusive, crianças a partir de 1,15m podem fazer.
Manhã: Boia Cross Cabanas
A segunda atividade no Cabanas foi o Boia Cross, e essa eu tive coragem de fazer!
O passeio é muito divertido e consiste em uma descida de 1200 metros de boia pelo rio Formoso.
O trajeto pelo rio é acompanhado pelos monitores, que vão ao nosso lado o tempo todo. Algumas partes dão um friozinho na barriga, mas a maioria do percurso é muito tranquila. Certamente, é uma boa opção para levar crianças, elas vão amar!
Confesso que me surpreendi, pois não esperava que fosse tão legal. Recomendo muito!
Duração dos passeios: Arvorismo – 2 horas; Boia Cross – 1 hora.
Tarde: Gruta do Lago Azul
Na parte da tarde, fomos visitar a famosa Gruta do Lago Azul, atração obrigatória em qualquer roteiro de viagem para Bonito.
Vai viajar para Bonito? Aproveite para reservar seu hotel pelo nosso link. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o nosso blog.
Logo após receber os equipamentos de segurança, fizemos uma pequena trilha até a entrada da caverna e então descemos uma escada de 300 degraus até chegar no lago. Sem dúvida, um esforço gratificante!
Fósseis de animais pré-históricos, como o tigre-dentes-de-sabre e a preguiça gigante, já foram encontrados no fundo do lago. Aliás, até hoje ninguém sabe ao certo a profundidade do lugar.
Duração do passeio: 1 hora e meia.
Roteiro: 3º dia
Combo: Flutuação na Nascente Azul + Balneário Nascente Azul
Em nosso terceiro dia de passeios em Bonito MS, fizemos a flutuação na Nascente Azul.
O passeio começa com uma caminhada por uma trilha (com acessibilidade). No caminho, passamos por uma linda cachoeira de tufas calcárias e logo depois chegamos ao local onde recebemos os equipamentos para a flutuação.
A Nascente Azul fica logo no início da flutuação e é o principal ponto do passeio. Sendo assim, boa parte do tempo é só pra ficar explorando o lugar.
A flutuação em si é bem curta (300 metros) mas vale cada momento. A cor da água e a quantidade de peixes são incríveis!
Observação importante: O Balneário Nascente Azul é o atrativo mais preparado para receber cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida em Bonito MS.
Logo depois da flutuação, fomos para o Balneário Nascente Azul. O local conta com restaurante, piscina natural, um grande lago para banho e o famoso Aqualoko, com diversas atividades para todas as idades.
Além disso, no balneário é possível mergulhar de cilindro ou descer na maior tirolesa do estado do Mato Grosso do Sul. Tem coragem?
Mais informações sobre acessibilidade no Balneário
Duração do passeio: Flutuação – 2 a 3 horas ; Balneário – o dia todo.
Roteiro: 4º dia
Manhã: Flutuação no Rio da Prata + almoço
No quarto dia de nosso roteiro de viagem de Bonito MS, fomos fazer a flutuação mais longa e famosa, a do Rio da Prata.
Assim que chegamos no Recanto Ecológico Rio da Prata, recebemos todas as orientações e equipamentos. Em seguida, fomos para a trilha e logo depois de alguns minutos de caminhada chegamos na nascente do rio Olho D’água. O lugar é uma imensa piscina natural de águas cristalinas.
Foi a flutuação que vimos o maior número de peixes! Durante todo o percurso, é possível ver cardumes de Piraputangas, Dourados, Curimbatás, dentre outros. Além disso, mais uma vez fomos privilegiados e conseguimos avistar um jacaré bem de longe.
Essa flutuação nos mostrou o quanto Bonito MS é um dos lugares mais fantásticos que já visitamos!
São cerca de 2Km até chegar no encontro do Rio Olho D’Água com o Rio da Prata. Nesse ponto, você pode escolher entre continuar flutuando ou seguir de barco. Continuamos com a flutuação e logo após chegamos a um local para observar o fenômeno do afloramento do lençol freático, chamado de “vulcão” pelos guias.
Viagem para Bonito, MS? Aproveite para reservar seu hotel pelo nosso link. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o nosso blog.
Essa foi uma das nossas atrações preferidas. Portanto, não deixe de inclui-la no seu roteiro de viagem para Bonito MS.
De volta pra sede, almoçamos uma comida típica e experimentamos o famoso doce de leite produzido por lá. Não vá embora sem experimentar a “raspa do tacho” do doce de leite, é delicioso!
Duração do passeio: Flutuação – 4 horas.
Tarde: Buraco das Araras
Na parte da tarde fomos visitar o Buraco das Araras, que fica ali pertinho do Rio da Prata. O buraco é uma grande dolina (uma das maiores do mundo) que serve como área de interação e reprodução das Araras Vermelhas.
O percurso total do passeio é de cerca de 1 Km, com duas paradas para observação. Assim que chegamos no deck de observação, já começaram a aparecer algumas araras, que deram um show de exibição!
Momento Animal Planet: Depois que arrumam um parceiro, as araras são fiéis e ficam juntas pelo resto da vida. Elas podem viver por até 60 anos! 😛
Você pode visitar o local o ano todo, no entanto, o número de araras é bem maior nos meses de reprodução (entre agosto e novembro).
Duração do passeio: 1 hora.
Roteiro: 5º dia
Tarde: Fazenda Estância Mimosa
Outra atração que você não pode deixar de fora do seu roteiro de viagem em Bonito MS é a Fazenda Estância Mimosa! Na tarde do 5º dia fomos conhecer esse lugar famoso por suas cachoeiras de águas cristalinas.
Logo após nossa chegada, fomos recebidos com um saboroso almoço feito no fogão a lenha. Depois que almoçamos, seguimos para o passeio.
O passeio consiste em uma trilha que passa por 10 cachoeiras, com 9 paradas para banho e 1 plataforma de salto. No entanto, choveu muito em Bonito na noite anterior, o que deixou o rio agitado e com a água barrenta. Dessa forma, as paradas foram modificadas e o banho permitido apenas em dois locais (Cachoeira do Desejo e Saí-andorinha).
Além disso, por questões de segurança, a última cachoeira (Sinhorzinho) não pode ser visitada, pois era preciso ir de barco até lá.
Quando esse tipo de imprevisto climático acontece, é possível trocar a data da visita. Porém, resolvemos fazer o passeio mesmo assim, pois não teríamos outro dia livre e sabíamos que a atração não tinha sido totalmente prejudicada.
Mesmo assim, conseguimos aproveitar muito as cachoeiras e deu pra renovar as energias!
Além das trilhas e cachoeiras, a fazenda também oferece passeio a cavalo e observação de aves.
Duração do passeio: 4 horas.
Roteiro: 6º dia
Tarde: Praia da Figueira
Em nosso último dia da viagem para Bonito MS fomos conhecer a famosa Praia da Figueira.
O lugar recebe esse nome devido a grande figueira que existe por lá e serve de cobertura para um enorme redário. No entanto, a atração que deixou o lugar mais conhecido é o avião colorido que fica no meio da lagoa de banho.
Vai viajar para Bonito? Aproveite para reservar seu hotel pelo nosso link. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o nosso blog.
Enquanto a gente relaxava e curtia a lagoa, observava os cardumes de Pacús, que ficam por toda parte.
Os Pacús são tão tranquilos que chegam a esbarrar na gente!
A estrutura do lugar inclui: restaurante, barracas (na areia e dentro do lago), bangalôs, quadras, playground e o famoso redário. Além disso, o balneário ainda conta com atrações como: Stand Up, Slack Line, caiaque, pedalinho e uma tirolesa que cai dentro do rio (a Cris foi duas vezes!).
A Praia da Figueira foi um dos nossos balneários preferido em Bonito! Sem dúvida, indicamos o lugar para toda a família.
Duração do passeio: Meio dia ou dia inteiro.
Dicas e observações sobre nosso roteiro de viagem
- O ideal é alugar um carro durante a sua viagem. Isso porque, os passeios se localizam longe do centro da cidade. Alugar é uma opção econômica, já que o translado até as atrações é cobrado a parte pelas agências.
- Aliás, nós alugamos um carro no aeroporto de Campo Grande e dirigimos cerca de 300 Km até Bonito. Tanto a rodovia quanto as estradas para os passeios são muito boas.
- Os equipamentos para flutuação são obrigatórios e já estão inclusos nos passeios (colete salva-vidas, sapatilha, máscara e snorkel). Da mesma forma, os equipamentos de segurança já estão inclusos nas atividades de aventura.
- Em caso de condições climáticas adversas os passeios são remarcados ou alterados. Não se preocupe! Assim como aconteceu com a gente, a agência vai cuidar disso pra você.
- Não conseguimos fazer o passeio da Cachoeira da Boca da Onça por causa da chuva, a Lagoa Misteriosa porque estava fechada e nem o Abismo Anhumas. Essas 3 atrações são muito famosas em Bonito, portanto, temos motivos suficientes para voltar né? 🙂
Certamente, foi uma das melhores viagens das nossas vida!
Já fez seu roteiro de viagem para Bonito MS? Entre em contato com o pessoal da Bonito Way. É só preencher esse formulário, pedir um orçamento gratuito e tirar todas as suas dúvidas.
[ninja_form id=5]