Nesse artigo você vai ler:
Você sabia que graças à plataforma colaborativa da Worldpackers, é possivel viajar barato (praticamente de graça) por lugares do Brasil e do mundo, apenas trocando horas de trabalho voluntário? Mas o que é? Como funciona? É remunerado? Calma que nesse post vamos contar tudo que você precisa saber sobre a Worldpackers…
Worldpackers: Tudo que você precisa saber!
Worldpackers: o que é?
É bem provável que você já tenha ouvido falar algo sobre, mas afinal, o que é a Worldpackers?
A Worldpackers é a principal plataforma de troca de trabalho (work exchange) da atualidade. Ela une viajantes que oferecem trabalho voluntário (de acordo com suas habilidades) a anfitriões que oferecem hospedagem em troca.
Você pode encontrar vagas em hotéis, ONGs, projetos escolares e ecológicos, fazendas, hostels, pequenos negócios, em diversos destinos do Brasil e do mundo.
Sem dúvida, a Worldpackers é uma ótima opção para viajar barato (ou até de graça) e ter uma experiência completamente diferente do convencional.
Worldpackers: viajantes e anfitriões
No site da Worldpackers, é possível se cadastrar como um viajante ou um anfitrião. Para os viajantes, a ideia é trocar as suas habilidades por estadias e viajar barato. No entanto, alguns anfitriões oferecem também outros benefícios, tais como: alimentação, transporte, passeios, aulas, lavanderia, descontos em atrações, além de outras coisas.
Por outro lado, para os anfitriões, a plataforma é uma ótima oportunidade de conseguir ajuda para o crescimento de seu negócio ou projeto, de forma mais barata.
Os dois lados se beneficiam. Tanto financeiramente quanto culturalmente, afinal, a troca de experiências é fantástica, né?
Worldpackers: como funciona?
O cadastro no site da Worldpackers é muito rápido e simples. Você pode se cadastrar por e-mail ou até usar seu login do Facebook.
Em seguida, é hora de escolher as opções que mais tem a ver com o seu perfil.
Nessa parte, você pode escolher os tipos de viagem (intercâmbio, projetos sociais ou ecológicos), seus interesses (viagem sozinho, prática de línguas, mochilão, etc.), para onde gostaria de viajar e quais as suas habilidades (cozinhar, dar aulas, marketing digital, etc.). Isso vai ajudar o site a saber mais sobre você e te apresentar as melhores oportunidades.
E aí, já decidiu para onde você quer ir na próxima viagem?
Agora, é só você procurar as oportunidades de vagas! As buscas podem ser feitas por destinos, tipos de trabalho, habilidades, idiomas, melhores anfitriões, duração da viagem e outros filtros.
Assim que encontrar uma vaga bem legal, clique para ter todas as informações detalhadas! Se ela for a sua escolha, clique no botão “aplique agora”.
Para se candidatar e ter acesso ao anfitrião, é preciso ser um MEMBRO VERIFICADO. Vamos explicar agora como isso funciona.
Vale a pena ser um Membro Verificado?
Primeiramente, você deve estar aí se perguntando: por que ser um MEMBRO VERIFICADO da Worldpackers? Vou listar abaixo alguns dos motivos, mas já adianto que valem muito a pena:
- Acesso a milhares de anfitriões em mais de 100 países;
- Trocar suas habilidades por hospedagem, alimentação e outros benefícios;
- Viajar barato por várias partes do mundo;
- Candidatar-se para quantas vagas quiser durante 1 ano;
- Apoio da equipe de Suporte da Worldpackers antes, durante e depois da viagem;
- Participação na Worldpackers Academy e Worldpackers Gigs, comunidades com conteúdos exclusivos para aprender a ganhar dinheiro enquanto viaja;
- Desconto em produtos de viagem e hospedagem para aproveitar seus dias de folga;
- Seguro Worldpackers que cobre até 3 dias de hospedagem paga.
Para ter acesso a todos esses benefícios, é cobrada uma taxa de 49 dólares por ano. A melhor parte é que a gente descolou um super desconto de 10 dólares para vocês. É só usar o cupom VIVERNOMUNDO no cadastro! Com isso, você vai pagar apenas 39 dólares por ano, em torno de 13 reais por mês.
Se junte agora a mais de 1.5 milhões de viajantes e anfitriões pelo mundo! Além de viajar barato, você vai viver experiências incríveis nesse mundão!
Como usar o cupom de desconto VIVERNOMUNDO
Para conseguir o desconto, é bem simples! Você pode inserir o cupom: VIVERNOMUNDO manualmente na hora do pagamento no local mostrado na imagem abaixo…
… ou simplesmente clicar nesse link aqui e pronto! Desconto garantido!
Lembrando que você pode usar o desconto no plano individual, ou no plano casais e amigos.
Seja como for, faça o seu cadastro e aproveite a oportunidade de viajar barato e descobrir o mundo!
Worldpackers: Passo a passo
1º – Escolha o plano (individual ou casais e amigos), use o descontão do VIVERNOMUNDO, e torne-se um membro verificado.
2º – Pesquise bastante e escolha as vagas do seu interesse. Para se candidatar, é só clicar no botão “Aplique agora”. Você pode tentar quantas vagas quiser!
3º – Mande uma mensagem para o anfitrião, converse com ele e tire suas dúvidas.
4º – Caso você seja a pessoa certa, o anfitrião irá te aprovar.
5º – Acerte todos os detalhes de sua estadia e confirme com o anfitrião. Por fim, é só preparar as malas e partir!
Worldpackers: Principais dúvidas
Separamos agora as principais dúvidas a respeito da Worldpackers.
A Worldpackers é confiável?
Sim, a Worldpackers é totalmente confiável. Afinal, são mais de 1.500.000 membros em todo o mundo, vagas de voluntariado em mais de 170 países e uma assistência completa em português.
Além disso, é só buscar na internet pra você encontrar vários depoimentos de viajantes e anfitriões contando sobre as suas experiências fantásticas!
É seguro viajar com a Worldpackers?
Sim, é muito seguro! Veja alguns dos motivos:
- Os anfitriões são verificados antes mesmo de postarem as vagas.
- Os viajantes têm suporte da equipe antes, durante e depois das viagens.
- Existe a opção de realocação em caso de problemas com o anfitrião.
- Os viajantes têm direito ao Seguro Worldpackers.
A maioria das pessoas viajam sozinhas e 60% da comunidade é feminina. Portanto, a segurança é levada muito a sério na Worldpackers!
Além disso, ao final de cada experiência, viajantes e anfitriões fazem avaliações (até 5 estrelas) e deixam um depoimento sobre a experiência. Em cada anúncio, é possível ver essas avaliações, tudo muito transparente e seguro!
Obs. Em caso de avaliações abaixo de 4 estrelas, a equipe da Worldpackers entra em contato para saber o que pode ter acontecido de errado. Uma vez que ocorra recorrência de avaliações baixas ou outros casos extremos, a conta da pessoa pode até ser suspensa.
Como faço para encontrar um bom anfitrião e ser aceito?
Antes de mais nada, lembre-se que você precisa ser aceito pelo anfitrião do local que você se aplicou. Após a aplicação, ele avaliará seu perfil e vai dizer se quer hospedar você ou não. Abaixo, separei algumas dicas para que tudo dê certo:
- Deixe seu perfil completo. Ele deve ficar bem interessante, destaque principalmente o seu propósito de viagem e as suas habilidades. Além disso, adicione sua foto, idiomas, fotos de outras viagens e suas experiências.
- Busque somente anfitriões que tenham a ver com os seus gostos. Isso ajuda para que você tenha uma melhor experiência!
- Candidate-se para várias vagas. Isso certamente vai aumentar suas chances de ser aceito.
- Escolha os anfitriões que tem as melhores avaliações e taxas de respostas altas.
- Dê preferência para os TOP ANFITRIÕES, pois eles recebem muitos viajantes e tem uma média alta de avaliações positivas!
- Estude a descrição do anfitrião e escreva mensagens personalizadas para cada vaga desejada. Certamente, essa parte é muito importante!
- Envie sua aplicação (mensagem) ao anfitrião com antecedencia de 4 a 8 semanas antes da viagem pretendida. Esse é o prazo ideal.
Quanto tempo leva para o anfitrião responder?
A Worldpackers pede que os anfitriões respondam as mensagens em até 3 dias. No entanto, cada anfitrião tem uma taxa de resposta diferente, e alguns podem até não te responder. Quanto mais vagas você tentar, mais chance tem de conseguir!
O anfitrião me recusou ou não me respondeu. O que aconteceu?
O número de anfitriões varia de acordo com o lugar, época do ano e necessidade do trabalho voluntário.Isso vai influenciar a aceitação dos viajantes. Por exemplo, em baixa temporada a necessidade de ajuda diminui e a procura por viajantes também. O contrário também é verdadeiro. Além disso, pode acontecer da vaga ter sido fechada temporariamente ou ele não ter gostado do seu perfil.
E se eu tiver algum problema com o anfitrião?
É muito importante que tanto o viajante quanto o anfitrião cumpram o que foi combinado previamente. No entanto, contratempos podem acontecer durante a experiência.
Caso isso aconteça, a equipe da Worldpackers vai fazer uma realocação para outro anfitrião, desde que você tope. Além disso, o viajante tem direito a um seguro Worldpackers que cobre até 3 dias de hospedagem paga.
O seguro é válido caso o anfitrião não cumpra o que foi acordado, ou por problemas de infraestrutura, ou ainda de relacionamento com o viajante.
Qual a idade mínima para se voluntariar na Worldpackers?
Você deve ter no mínimo 18 anos e no máximo a sua vontade de explorar o mundo! Sendo assim, se a sua vaga estiver dentro das suas habilidades e possibilidades é só se cadastrar.
Como funciona o perfil de casais e amigos?
Caso você queira viajar acompanhado de alguém esse plano é o ideal.
Primeiramente, vocês devem criar um perfil gratuitamente para cada um. Em seguida, é preciso que uma das contas escolha a opção plano casais e amigos e se torne um Membro Verificado. Depois disso, é só preencher um espaço com o e-mail da outra pessoa que vai participar do plano.
Posso viajar com filhos ou animais de estimação?
Acompanhantes menores de 18 anos: Converse com o seu anfitrião sobre isso, pois muitos anfitriões não aceitam menores de idade. Vale lembrar que as crianças não podem fazer um perfil na Worldpackers, portanto, não têm direito a realocação ou ao seguro Worldpackers.
Animais de estimação: Converse com o seu anfitrião sobre isso. Lugares com mais espaço, como fazendas e ecovilas podem estar mais abertos a receber seu pet.
Vou receber um salário do meu anfitrião?
Não. Conforme falamos, a Worldpackers é uma plataforma colaborativa de work exchange, sendo assim não há relação trabalhista.
Isso porque você não trabalha em tempo integral com se estivesse empregado, apenas é um voluntário que vai colaborar algumas horas do seu dia com o seu anfitrião. Dessa forma, ele retribuirá com hospedagem e você poderá ter outros benefícios.
No entanto, como membro verificado, é possivel conseguir uma grana enquanto viaja, aprendendo com a Worldpackers Academy, e trabalhando com o que sabe fazer, com a seleção de freelancers da Worldpackers Gigs.
O que mais pode ser oferecido além de hospedagem gratuita?
Você também tem direito a dias livres na semana e na maioria das vezes a alimentação. Além disso, é muito comum oferecerem lavanderia, cozinha, transporte, passeios, entrada em eventos, descontos em atrações e aulas de várias coisas como idiomas, dança, culinária etc.
É necessário saber um segundo idioma?
Não é totalmente necessário. Aprender outro idioma inclusive é uma das coisas mais procuradas pelos viajantes na Worldpackers.
Sem dúvida, é importante saber o mínimo (em geral, inglês) para se comunicar com o anfitrião que vai te receber. No entanto, para realizar o trabalho voluntário nem sempre é preciso. Isso porque há muitas oportunidades que você nem vai precisar conversar.
Se você está começando do zero ou tem um nível de idioma básico, viajar com a Worldpackers é uma ótima oportunidade para aprender outro idioma. Isso porque você terá contato com pessoas de diversas nacionalidades em várias partes do mundo.
Entretanto, se você preferir, existem diversas oportunidades aqui no Brasil e em Portugal, por exemplo.
Quais são os formatos de trabalho voluntário?
- Intercâmbio de trabalho: troque suas habilidades profissionais por hospedagem e outros benefícios.
- Impacto social: trabalhos sociais em ONGs, escolas e/ou projetos sociais. (Certamente o nosso favorito!)
- Projetos ecológicos: aprenda em ecovilas, fazendas e projetos de sustentabilidade.
Quais são os tipos de viagem?
Os principais tipos de viagem são: sabático, primeira vez viajando, nomadismo digital, mochilão, viagem sozinho, viagem acompanhado, viagem para prática de idiomas ou simplesmente viagem de férias.
Expert do mochilão? Tirou seu ano sabático? Marinheiro de primeira viagem? Seja como for, o importante é viajar, e de preferência viajar barato! 😉
Quais são os tipos de vagas oferecidas?
Esses são alguns tipos de vagas de trabalho voluntário mais comuns:
- Receber e ajudar hóspedes
- Ensinar e compartilhar idiomas e conhecimentos
- Divertir e entreter hóspedes
- Reformar e decorar
- Comunicação e marketing
- Trabalho comunitário
- Cuidados com animais e jardinagem
- Cozinha e bar
- Melhorias em sites, redes sociais e SEO
- Tarefas de casa
Onde ficam as vagas de trabalho voluntário?
Você pode encontrar as vagas de trabalho voluntário em diferentes lugares, como por exemplo: hostels, pousadas, ecovilas, escolas, casas de família, ONGs, fazendas sustentáveis, startups, comunidades, hotéis, pequenos negócios e muitas outras opções.
Para quais cidades e países eu posso ir?
Há vagas em quase todos os estados do Brasil e em mais de 100 países diferentes! Portanto, você pode se aplicar em praticamente qualquer lugar!
Por quanto tempo posso fazer trabalho voluntário com a Worldpackers?
Depende, pois o tempo da experiência vai variar de acordo com cada vaga. Geralmente você pode ficar por um tempo curto (dias ou semanas), médio (cerca de um mês) ou longo (mais de um mês). Aliás, se o anfitrião permitir, você pode até ficar mais tempo. No entanto, nesse caso você deve falar diretamente com ele.
Qual será a minha carga horária? E dias de folga?
Isso também dependerá da vaga escolhida, mas em geral, a carga de trabalho voluntário é de 20 a 32 horas semanais e os dias de folga variam entre 2 a 4 por semana.
Worldpackers: Dicas importantes
- É importante que você esteja atento a todos os requisitos e deveres que deverá cumprir, bem como os benefícios acordados com o anfitrião.
- Alguns dos anfitriões podem cobrar uma taxa extra, além do valor do plano anual.
- A Worldpackers não se responsabiliza pela logística da viagem, portanto, passagem aérea, translado, passaporte, visto ou seguro viagem são de responsabilidade do viajante.
- Caso já tenha confirmado a viagem, não se esqueça de pegar todos os dados de contato do anfitrião (telefone, endereço, email, facebook etc.). Assim, você garante o contato a qualquer momento e pode esclarecer suas dúvidas.
- Para que você consiga se aplicar a uma vaga e viajar barato, é necessário que suas datas combinem com as do anfitrião, caso contrário, você não poderá finalizar a sua aplicação.
Worldpackers: Conclusão
Nós aqui do Viver no Mundo certamente indicamos a Worldpackers. Isso porque a plataforma colaborativa é uma ótima oportunidade de fazer trabalho voluntário, viajar barato e viver uma experiência incrível de vida.